Tbm não achei que o jogo ia terminar sem alguma confusão considerando as provocações feitas pelos jogadores dos dois times nos últimos 2-3 anos. Jogo foi bem mais limpo do que eu imaginava.
Parabéns @celito. Quem diria.... no início de 2021, o Palmeiras tinha apenas 1 Copa Libertadores. Hoje, antes de dezembro de 2021, agora tem três. Se a final fosse algumas semanas atrás, acho que o Flamengo ganhava. Mas o Flamengo chegou ao Uruguai decimado por lesões e dava pra perceber que não era o Flamengo arrasador que venceu, venceu, venceu, e continuo vencendo durante o torneio inteiro. Já o Palmeiras tinha as suas limitações, mas o Abel mostrou que sabia como montar o time taticamente e extrair o necessário do seu excelente elenco. Pra mim, senti que o Palmeiras teria chances quando eliminou o Atlético Mineiro. Assisti o primeiro tempo inteiro e o Palmeiras foi claramente superior. A aplicação tática foi perfeita, sem deixar nada a desejar. Quando o Gabigol empatou, pensei que talvez haveria um repeteco de 2019, mas fomos pro tempo extra e aquele lance do Andreas foi muito, mas MUITO, infeliz. Me lembrou um pouco do segundo gol do Corinthians na final de 2012. Sem aquele lance, achei plausível acabar em pênaltis. Sendo são-paulino e ciente que o SPFC vai ter muitas batalhas pela frente e muitos aperfeiçoamentos a serem conseguidos até que SPFC esteja num patamar para brigar pelo que hoje Palmeiras, Atlético Mineiro, e Flamengo disputam com naturalidade, eu pessoalmente espero que ambos finalistas mantenham-sem intactos pra 2022. O Flamengo perdeu hoje, e isso me decepciona um pouco. Nunca me esquecerei do Flamengo de 1981. Mas olhando pro futuro, o Flamengo tem que segurar as peças principais do elenco. O material humano a ser aproveitado é enorme e com um técnico melhor (nada contra o Renight, mas acho que ele não era o cara certo pra esse momento), o Flamengo tem tudo pra brigar pelo seu tri em 2022. Quanto ao Palmeiras, por mais que o elenco seja importante, a questão é se o Abel fica. Ele disse na coletiva pós-jogo que escreveu um livro, que logo será publicado. Peguei um feeling que o cara está de despedida, ainda mais com a família longe em Portugal. Tendo contrato até o fim de 2022, nada melhor pro Palmeiras se ele ficasse. Pois se ele ficar e se a diretoria continuar fazendo o que tem feito com esse elenco, e com o Palmeiras garantido na Libertadores de 2022, o Palmeiras tem chances realistas de conseguir mais uma Libertadores.... assim tornando-se o primeiro brasileiro tetra da América e o primeiro tri consecutivo desde o início dos anos 70. Tive dois pensamentos finais após o jogo. 1. O Palmeiras decepcionou no Mundial de Clubes da FIFA. Agora, uma nova chance. O que o Abel fará diferentemente? O que o Palmeiras aprendeu que vai aplicar para chegar na final? 2. Se o Abel continuar comandando o Palmeiras à mais sucessos em 2022 (seja Mundial de Clubes, seja Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro ou Copa Libertadores), quais as chances do CBF convidá-lo após a Copa do Mundo? Isso eu acho difícil por causa da família dele.
Depois do jogo a gente tenta achar as razões. Me parecia que nas últimas rodadas o Flamengo tinha re-ganhado sua forma. Jogadores como Bruno Henrique voltando de contusão a tempo e etc ... o Arrascaeta era outra peça importante e provavelmente não estava inteiro mas jogou quase o jogo todo. Fiquei até surpreso. Mas talvez o Flamengo não estava inteiro mesmo. Acho que o que parte da torcida fez com o Renato na eliminação da Copa do Brasil cantando o nome do Jorge Jesus foi sacanagem. Com certeza pegou no calo e no ego dele. Não sei se isso contou, mas ele me parece que deu uma murchada depois daquele episódio. Não sei se o Abel fica. Eu acho que ele vai sair. A família dele mora em Portugal e ele ja falou varias vezes no sacrifício de morar longe. Se ele for ficar, certamente vai exigir contratações de peso. Não vou falar que o time é ruim, mas certamente o Abel esta "over achieving" com esse grupo. Temos várias limitações. Ele já tinha exigido reforços depois to titulo do ano passado mas a diretoria não o atendeu. Duvido que ele fique se a Leila não abrir o bolso (ou a bolsa ). Certamente não seria mal pra ele sair por cima. Sabemos que daqui 2-3 meses, se o time não estiver ganhando, já vai ser criticado.
Deyverson marcou : - Gol contra o Real Madrid com Ronaldo - Gol contra o Barca com Messi - Gol do título de 2018 do Brasileirão - Gol do título na final da Libertadores Oh garoto iluminado ... bobear se levar pro Qatar o Hexa é nosso !!!
Há lógica no argumento defendendo que o Abel saia. Assim ele sairia por cima. Nem o Felipão foi bi e o Felipão é um herói no Palmeiras. Se ele ficar e se a diretoria reforçar o elenco com jogadores de altíssima qualidade, acho que aí o Palmeiras tem chances de mais uma Libertadores. Mas se ele sair, como se diz nos EUA, Abel will be a tough act to follow. Eu assisti um trecho de um episóio do Band Esportes aonde um comentarista mencionou que a Copa do Mundo de 2022 acaba no dia 18 de dezembro de 2022 e o contrato do Abel acaba justamente no fim de 2022. O Tite vai sair, hexa ou não. Mesmo sem mais uma Libertadores, se o Palmeiras com o Abel conquistar no mínimo 1 título de expressão (Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro), você pessoalmente acha que o Abel tem cintura pra agüentar a pressão de comandar a Seleção? E se o Abel conseguir mais uma Libertadores, você acha que neste caso a CBF convidar o Abel seria justo?
Brazil NT is clearly above Ferreira's capabilities. If Brazil will ever hire a foreigner it has to be some absolute top class, otherwise it may be too divisive for supporters, press, the local coaches, etc. Plus, no national team has ever won the world cup with a foreigner coaching.
Abel na seleção não seria uma idéia boa. Ele ainda esta no começo da carreira. Fora isso, ele nunca provou que pode jogar de uma outra maneira que não seja essa de contra ataque. Pelo que ouvi dizer era assim que ele treinou seus outros times em Portugal e o PAOK. Ele é um admirador e discípulo do Mourinho. Ele precisaria provar que pode implementar um sistema tático mais proativo. Na nossa história nós so jogamos dessa maneira na primeira era Dunga.
O que você diz é verdade, mas acho que um problema que o Brasil vive atualmente é uma entressafra de técnicos. O Luxemburgo e o Scolari já estão nas retas finais de suas carreiras. O Abel Braga, o Muricy, o Cuca.... bons técnicos, mas não possuem o nível necessário pra Seleção. Pessoalmente, quero que o Renato Gaúcho nunca comande o Brasil. Ruim ele não é, mas ele é fanfarrão demais. Um dos antecessores do Tite assumiu o cargo com ainda menos experiência do que o Abel tem hoje. Ele teve duas passagens pela Seleção. A segunda foi mais ou menos. A primeira foi muito boa: - 60 jogos. Venceu 43, empatou 11, e perdeu apenas 6. Sob seu commando, o Brasil marcou 127 gols e sofreu 41 – 41 gols em 60 jogos durante 4 anos. - 18 jogos de eliminatórias, venceu 9, empatou 7 e perdeu somente 2. Nessas eliminatórias, o Brasil marcou 33 gols e sofreu 11. Venceu Copa América e Copa das Confederações; nesses dois torneios, o Brasil marcou 23 gols e sofreu 9 em 10 jogos ao todo. Venceu 9 jogos e perdeu 1. O Brasil de Dunga, entre 2006 e 2010. Se formos comparar com o Tite: Tite entre 2016 e 2018: 26 jogos, 20 vitórias, 2 derrotas, 4 empates. 55 gols marcados, 8 sofridos. Tite entre 2016 e o presente: 68 jogos, 50 vitórias, 5 derrotas, 13 empates. 139 gols marcados, 24 gols sofridos. O aproveitamento do Dunga foi 71,67%. O aproveitamento do Tite nos primeiros dois anos foi 76,92%. O aproveitamento global do Tite é 73,53%. Sim, existiram e existem fatores entre a época do Dunga, os primeiros dois anos do Tite, e a era Tite ao todo que influenciam a variedade entre estes dois técnicos. Mas pra alguém que nunca foi técnico, o Dunga conseguiu números em 4 anos que não são tão ruins se comparados aos números do Tite. O que prejudica as estadísticas do Dunga foram os vários empates que ele teve nas Eliminatórias da Copa de 2010. O Tite por sua vez empatou 4 vezes entre 2016 e 2018, mas ao todo, empatou 13 vezes – 13 empates em 5 anos vs. 11 empates do Dunga em 4 anos. O Abel ainda tem muito a aprender, mas isso pode ser dito sobre qualquer técnico. O Alex Ferguson de 2013 sabia de coisas que ele só pôde aprender trabalhando – algo que ele aperfeiçoou desde 1986. Em conclusão, a CBF provavelmente vai escolher outro técnico depois da Copa do Mundo de 2022. Mas se o quesito for experiência, o Abel terá bem mais no final de 2022 do que o Dunga tinha no meio de 2006.
@V_Park Um toque pra vc que tá aí no Brasil. Se usar o código "Andreas" no iFood essa semana eles entregam de graça.